quinta-feira, 5 de agosto de 2010

58. Considerações sobre a dieta dos carboidratos

Após fazer uma dieta de restrição total aos carboidratos durante 6 semanas no último verão, consegui a proeza de perder 9 quilos! Calma, a notícia ruim eu já vou contar: Após as 6 semanas, eu tinha que ficar umas 2 ou 3 com uma dieta praticamente igual, mas comendo 1 carboidrato por dia. Depois disso, voltar pra restrição.

O objetivo disso é que o corpo não pode se "acostumar" a viver pro resto da vida sem os carboidratos. O ideal é ir "enganando" ele. Fica uns tempos sem, depois volta a comer. E por aí vai.

 Agora, a bomba:

Como todo bom glutão (é aí que entra o fator psicológico de todo gordo: o cérebro é gordo! Mesmo perdendo 65 quilos, seu cérebro ainda pensa como um perfeito roliço! ). Eu comecei a comer 1 carboidrato por dia conforme ditava a regra. Até que teve um dia que eu comi 2 carboidratos. Até que eu estava comendo carboidrato direto, menos doces. Até que eu comi 1 doce (exceção é claro). Daí no outro dia também foi exceção. Resultado: Tava comendo quase todos dias chocolate, pizza, sorvete, pão, sanduba, subway, e por aí vai.

Gran finale:
Recuperei não só os 9 quilos que eu tinha perdido, mas também mais 3.

E agora José?
Comecei novamente com a dieta. Será que dessa vez eu aprendi a lição? Voltei a estaca ZERO, dessa vez prometi pra mim mesmo que não vou vacilar. O primeiro passo é perder os nove, 12 quilos e dai fazer a coisa direito.

A lição aprendida: Não adianta fazer cirurgia de estômago, nem dieta do sol ou da lua. Se você não modificar a sua forma de ver a comida, você vai engordar. Ainda assim, considero a cirurgia bariatrica um sucesso, pois ela é uma ótima ferramenta pra perder peso!