domingo, 23 de setembro de 2007

30. Algumas explicações sobre os exames

No último dia 18, apresentei mais uma leva de exames de sangue para meu médico (para "um dos meus médicos", pois toda equipe do C.O.M. possui quase 30 profissionais).

Praticamente todos índices melhoraram desde o último exame que foi antes da operação. Meu colesterol, por exemplo, que estava no nível máximo considerado normal, agora está longe desse nível. Está ótimo. E assim, praticamente todos os testes melhoraram.

Apenas existe uma anormalidade que vou explicar agora. Quase todos obesos são propensos a ter gordura infiltrada no fígado, o que é chamado de esteatose hepática Isso é um problema sério, pois a pessoa pode ter cirrose mesmo não tomando álcool. Pois bem, um dos meus exames de sangue é exatamente sobre isso! Eles conseguem verificar pelo sangue o nível.

Meu nível antes da cirurgia estava um pouco acima, e por incrível que pareça, após a cirurgia esse nível aumentou bastante! Mas como? Se eu praticamente não comi nada de gorduras por mais de 20 dias e perdi quase 15 quilos? Pois meu médico explicou que após um emagrecimento rápido, esse "fenômeno" é perfeitamente normal. Tende a estabilizar em média após um mês. Caso não diminua, ele receitará um remédio pra não haver problemas.

É por essas coisas que eu me sinto "seguro", mesmo tendo feito uma operação tão complexa! A equipe médica é extremamente exigente, tanto no pré-operatório, como agora no pós-operatório! Basta seguir rigosoramente as datas e os conselhos de cada um. Isso é uma coisa que as pessoas interessadas em fazer a cirurgia devem pesquisar! Saber como é todo processo, saber se a clínica possui profissionais de cada tipo! (psicólogos, nutricionistas, clínicos, bom cirurgião, fisioterapeuta, e todos os outros!). Já ouvi casos que após a cirurgia, o paciente quase não teve mais contato com a equipe médica. Isso é muito arriscado.

Então por hoje é só. Obrigado pelos comentários e se tiver alguma pergunta, não se acanhe! Um abraço do TONY!!!

3 comentários:

Dani disse...

Que bom vc aparecer e dar todos esses detalhes! Está certíssimo quando instrui as pessoas a conhecerem "TODO" corpo clinico, e saber qual os criterios utilizados por eles.

Estou feliz por vc!!! Mais continuo rezando pra que dê tudo certo viu!!!
Beijo

Anônimo disse...

Pois bem... Estou com uma hérnia hiatal grande que vem me causando queimação todos os dias... Já sou cliente VIP da farmácia... de tanto Nexium que eu compro lá.. Todo santo dia tenho que tomar e mesmo assim, as vezes, ainda passo mal... Fui ao médico novamente e ele me recomendou as duas coisas ao mesmo tempo... Fazer a cirurgia para obesidade ( meu IMC já passou dos 35 ) corrigirá o problema da hérnia... Pesquisei em alguns sites, blogs e orkut.. e vi que as pessoas "reclamam" mais da cirurgia da hérnia do que a cirurgia de obesidade... Esta semana começo a série de consultas e de exames... O que você tem a dizer sobre isso?

Thomas disse...

Caro Julio Cezar:
Infelizmente, não sei nada sobre hérnia hiatal :-(

Mas se você tiver alguma pergunta sobre a operação de gastroplastia, se eu souber, responderei com certeza! Um abraço! Tony Tonelada!