sexta-feira, 28 de setembro de 2007

32. Perguntas e respostas

Alguns usuários estão fazendo perguntas nos comentários e para responder, estou abrindo um post de perguntas e respostas.

Chrystopher perguntou:

O uso do dreno é obrigatório em todos os casos?
Sim, pois isso é um procedimento não apenas da cirurgia bariátrica. Pelo que eu sei, outros tipos de cirurgia exigem a colocação de um dreno pra retirar os líquidos que o corpo produz. Disso você não escapa, mas nem se preocupe, pois o dreno só começa a encher o saco nos últimos dias, que é quando ele tem que ser tirado mesmo...

Quantos "furos" são feitos para a cirurgia por vídeo?
Ao todo são 5 furos. Um acima do umbigo, outro uns 10 centimetros pra cima, um furo em cada lado da barriga e um no lado esquerdo abaixo. (é onde vai o dreno). Todos eles são bem pequenos, +ou- de 1 centímetro e nem ganham pontos pra fechar. Apenas um micropore é colado sobre eles.

O uso desse complemento vitamínico é obrigatório para todos que fazem a cirurgia bariátrica?
Que eu saiba, o ideal é que a pessoa não tenha que tomar nenhum remédio com o passar do tempo. Já no meu caso, eu estou comendo pouquíssimo e é impossível absorver todas vitaminas dessa quantidade. Talvez com o tempo não seja mais necessário. É por isso que é tão importante fazer todos exames e seguir o cronograma de consultas e exames.

Qual foi a técnica que foi utilizada na sua cirurgia? Quem escolheu, você ou o médico?
A técnica usada comigo foi a Fobi-Capella sem anel por vídeolaparoscopia. Existem várias técnicas de gastroplastia. Quem escolhe é a equipe médica, pois eles sabem qual tipo é melhor pra cada caso. Já o fato de ser aberta ou por vídeo, quase sempre quem decide isso é o plano de saúde (ou o seu bolso), pois a cirurgia por vídeo é muito mais cara que a aberta. As vezes os planos de saúde não cobrem esse tipo por vídeo. No meu caso, tentei por vídeo e eles liberaram. Mesmo assim, de acordo com meu médico, pode haver complicações durante esse tipo de cirurgia e os médicos desistem na metade e continuam dali em diante com a aberta. Pra mim, deu tudo certo por vídeo. Por sinal, uma das primeiras coisas que eu fiz quando acordei foi olhar na minha barriga e ver se tinha apenas os pequenos cortes ou tinha um corte grande!

O tamanho da equipe multidisciplinar depende de cada caso? na minha consulta fui encaminhado apenas para psiquiatra, nutrólogo e clínico geral.
Vou dizer o que eu acho (é apenas a minha opinião). Acho que o tamanho da equipe não importa muito, desde que a equipe faça todos procedimentos necessários, explique todos procedimentos e dê toda preparação necessária, faça todos testes, exames, e de preferência que tenham um histórico bom sobre o assunto. Vale a pena pesquisar sobre isso.

bielfelix perguntou:

Tenho uma prima aqui em casa que voltou do hospital ontem... Ela ta sentindo muita dor, só que ela nao está fazendo muito o que os medicos mandam.. Isso tá me assustando. Ela nao gosta do lisador nem do tynelol.. vc pode me falar qual eh o remedio que poe debaixo da lingua que melhora a dor, dai vou perguntar para o medico se ela pode com esse medicamento.
Bom, eu não sou médico, mas acho que não vale a pena passar por tudo que passamos pra não seguir a risca o que os médicos dizem. Se tiver dúvidas, tem que ligar pra eles. Se tiver dores, a mesma coisa. O remédio que eu tomei chama-se toragesic e é apenas para raras ocasiões. Eu tomei um comprimido por 4 dias seguidos e fiquei alérgico a esse medicamento, fiquei todo pipocado! (Tomando 1 comprimido por dia, embaixo da língua). Não acho que seja uma boa ela usar sem antes consultar a equipe. Lembre-se que os primeiros dias são os mais críticos, imagina se ela toma esse remédio e ganha um efeito colateral prejudicial a saúde? Não arrisque! Eu mesmo liguei pro meu médico certa vez as duas da manhã, e não é vergonha fazer isso! O principal é a saúde!

Pra quem quiser saber mais, tem uma série de perguntas e respostas no site do COM. Este é o link! Um abraço do Tony Tonelada!

7 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe te corrigir, mas o dreno não é usado em todos os casos, pelo que eu pesquisei na intenet, principamente no orkut, existem pessoas que não usam o dreno, apesar de ser uma pequena minoria, eu particularmente acho importante, apesar de parecer ser bem incomodo, estou me preparando para fazer a cirurgia e gosto muito de ler seu blog.

Thomas disse...

Talvez tenha alguns tipos de cirurgia que não é necessário ter o dreno. (Talvez aquelas bem mais simples, do tipo que vai um "gargalo" em volta do estômago). Mas eu acho que para cirurgias do tipo FOBI-CAPELLA é necessário, pois muito coisa é modificada, principalmente pra quem faz a operação aberta. Se alguém achou alguma informação OFICIAL sobre isso, manda pra gente!!!
Um abraço, TONY TONELADA!

vyvytex disse...

Ah nem, Tony! Não vai me dizer que, depois que entrou pro time dos magros, resolveu abandonar o blog. Dê notícias! Vivi

Anônimo disse...

Oie!

Apesar da correria,estou tentando por as visitas em dia!

Os ponteiros estão caindo,muito bemmmmmmmmmm!!!

Uma otima semana pra vc!

Beijos!

Anônimo disse...

Boa tarde Tony. Adorei teu blog, obrigado por todas as informações úteis.
Um forte abraços

Michel

Anônimo disse...

Olá.
Fiz a cirurgia por video, em 08/10/2007, somente a redução do estomago, foram 5 cortinhos e sem dreno.
Somente no dia da cirurgia tive dores horríveis, controladas com medicação injetável, fiquei 5 dias no hospital.
Estou na fase da dieta pastosa, não tive NENHUM enjoo, dor, etc...
Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Eu fiz a cirurgia fobi capella por video há 10 dias e não foi necessário o uso de dreno.

Sorte a todos....